quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Um trajeto de diálogos abertos...



EXPERIMENTUS COMEÇA NOVO ESPETÁCULO
A PARTIR DE PESQUISA ABERTA À COMUNIDADE




Desde 1999, a Cia. Experimentus Teatrais vem se dedicando a um trabalho de criação e circulação de espetáculos para crianças e adultos, a partir de procedimentos que tem na figura do ator um eixo para a criação de dramaturgias. Seus espetáculos foram montados para o palco italiano, o palco tradicional de teatro, onde a relação espetáculo-platéia é frontal e mais cômoda, e à medida que as montagens investem numa carreira fora das salas convencionais, acabam adaptando-se a outras condições espaciais, seja pelas inadequações encontradas, que sugerem alguns desafios ao grupo, ou por assimilar uma relação distinta com o público destes outros espaços. Contudo, estas costumam ser sempre adequações de espetáculos de palco italiano para pátios de colégio, salões paroquiais, galpões, galerias, onde a relação é igualmente frontal, como se reproduzisse um palco italiano nos espaços comunitários. O principal motivo destas adaptações tem sido a procura por um público amplo e diferenciado (aquele que nem sempre vai o teatro) estabelecendo uma importante relação entre o trabalho da companhia e a comunidade. A companhia começa, portanto, a se interessar pela exploração de outras formas (configurações e relações) entre o espetáculo, seu espaço de representação e seu público.

Em consonância com as diversas renovações espaciais que o teatro sofreu no século vinte (portanto sem ter a pretensão de inventar nada novo neste sentido), a Cia. Experimentus cria o projeto O Espaço em Aberto, que investirá numa pesquisa sobre as relações espetáculo-espaço-público, embasando a criação de seu novo trabalho. Trata-se de uma montagem que nascerá de uma pesquisa sem um texto, ou obra literária previamente estabelecida. O trabalho conta com a colaboração da professora e dramaturgista Eliane Lisbôa, que trabalhará como autora do texto, obra que se construirá durante o processo, a partir dos elementos da pesquisa, dando forma a um texto que possibilite explorar um espetáculo de configuração diversa dos outros trabalhos da companhia.

Serão também colaboradoras do projeto Barbara Biscaro e Marisa Naspolini, que desenvolverão, respectivamente, a preparação vocal e corporal do atores, e ministrarão oficinas abertas à classe teatral, formalizando um espaço de intercâmbio entre atores de distintas grupalidades e formações técnicas, oferecendo à Cia. Experimentus novas possibilidades de diálogo no período de pesquisa. A idéia é oferecer mais duas oficinas (ainda em fase de confirmação), que visam fortalecer este diálogo entre a classe teatral e esta pesquisa.

Os períodos de pesquisa e de montagem serão registrados a partir de depoimentos e textos técnicos dos participantes, além de fotografias do trabalho, gerando ao fim do projeto, um caderno de textos e imagens sobre o processo, a ser lançado junto à estréia do espetáculo. Além disso, durante a montagem do espetáculo serão realizados diversos ensaios abertos, para platéias variadas em espaços não-teatrais, experimentando situações diversas de relação com o público. Estas estratégias de abertura do processo de trabalho visam, portanto, ampliar também os diálogos entre a pesquisa e o público, bem como a geração de registros de procedimentos criativos.

Ao mergulhar na espacialidade como poética, este projeto de formação e montagem direciona um olhar para o espaço cênico tanto como elemento concreto - o lugar de representação em si, suas paredes, escadarias, árvores, janelas, entradas, luzes, etc – quanto como elemento subjetivo, que se dá na criação do ator e sua pesquisa própria sobre como preencher este espaço, imprimindo-lhe novos sentidos e imagens, investigando seu próprio corpo como elemento espacial, traçando diálogos entre os espaços internos e externos ao ator.

O Espaço em Aberto é uma proposta de trajeto, que começa na busca por outros diálogos e princípios para o trabalho criativo da Cia. Experimentus, e desembocará na criação de um espetáculo de variada configuração espacial, podendo abrir caminhos para se re-pensar a relação público-ator-espaço no contexto de nossa e região.

É a primeira vez que a companhia se dedica a um projeto de pesquisa, formalmente organizado, feito que não seria possível sem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura (através da Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Itajaí), tendo em vista que os editais públicos de pesquisa e formação (que contemplem grupos) ainda são uma raridade no cenário nacional.

O Projeto conta também com o Patrocínio de TECONVI e o apoio da Casa da Cultura Dide Brandão, Café e Cultura, UniVital - Alimentação Natural, Bokeirão Dupera e Aldeia Bistrô.

Durante o processo de trabalho você pode acompanhar as discussões a partir dos relatos e imagens publicados que serão publicados aqui!

Bem vindos!

Nenhum comentário: