terça-feira, 27 de maio de 2008

A Casa na Web

A seguir matéria publicada no site:
http://internationaldayblog.storycenter.org/?paged=2




Fundação Genésio Miranda Lins comemora o
1º dia internacional de histórias de vida com teatro e ações educativas



"Após uma programação com debates e mostras de vídeos no Projeto Educativo Papo Sério, o dia internacional de histórias de vida, comemorado pela primeira vez no dia 16 de maio, encerrou com a apresentação de teatro da Cia Experimentus, de Itajaí, em Santa Catarina, Brasil.
Como cenário, a Cia escolheu o Museu da Gente do Vale, Antiga Estação Ferroviária Engenheiro Vereza, no bairro Itaipava. O público, de em média 25 pessoas, acompanhou o espetáculo de uma maneira diferente. Sem palco e sem cadeiras, as pessoas andaram pelos ambientes do prédio, seguindo os atores e suas histórias.

A peça A casa do sótão ao porão é um trabalho que concluiu o primeiro ano de atividades do Projeto de Formação e Montagem Teatral O Espaço em Aberto.

A demonstração traz ao público pequenas cenas que envolvem histórias de vida em um processo de pesquisa e relações entre o ator e o espaço cênico. A equipe é formada pelos atores itajaieneses Jô Fornari, Marcelo F. de Souza e Sandra Knoll, o diretor Daniel Olivetto, e dramaturga Eliane Lisboa, e ainda conta com a colaboração de Barbara Biscaro e Marisa Naspolini na preparação de ator.

Memória e história são os principais elementos do trabalho realizado pela Fundação Genésio Miranda Lins. Os Programas Memória dos Bairros e Jovem Comunicador têm como um dos principais objetivos criar um acervo de histórias de vida dos moradores de Itajaí - SC, envolvendo também a comunicação."